De acordo com a ANVISA, o alimento funcional é definido como aquele que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde. Uma forma de potencializar os benefícios destes alimentos é uni-los.
– Batata doce + whey protein = Ganho de massa magra
A batata doce é uma ótima fonte de energia, com baixo índice glicêmico, ela ajuda a controlar o pico de insulina no sangue, permitindo o ganho de massa magra. Já o whey protein faz a absorção dos bons aminoácidos, necessários para a formação dos músculos.
– Banana verde + iogurte desnatado = Melhora da constipação intestinal
A biomassa de banana verde é rica em um amido resistente que atua como uma poderosa fibra, ajudando a alimentar as bactérias benéficas do intestino, responsáveis pelo fortalecimento e bom trabalho do órgão. Já o iogurte reforça a proliferação das bactérias do bem, estimulando a formação do bolo fecal.
– Aveia + sementes de chia = Gordura zero
A aveia reduz a taxa de açúcar no sangue, porque é rica em uma fibra solúvel chamada betaglucana, que funciona como uma esponja no organismo, limpando a gordura em excesso, reduzindo a taxa de colesterol e dando saciedade. A semente de chia tem a função de melhorar o funcionamento do intestino, além de oferecer nutrientes antioxidantes essenciais no controle do peso.
– Semente de melão torrada + amêndoas = Ossos fortes
A absorção de cálcio pelo organismo para obter ossos fortes não é tão fácil. Para chegar até o osso, são necessários 22 nutrientes associados ao cálcio, sendo que os 2 mais importantes são o Magnésio e a Vitamina D, presentes na semente de melão torrada e amêndoas.
– Beterraba + limão = Diminui a retenção de líquidos
Para eliminar o excesso de líquido retido no organismo, é preciso ingerir muita água e alimentos capazes de aumentar a vascularização, e melhorar a circulação e o fluxo de nutrientes. A beterraba contém betacaroteno e Vitamina C, e exerce muito bem a função de eliminar o inchaço do corpo. Para potencializar a eliminação de água, o limão, por ser alcalino, mantém o oxigênio das células, suprimindo as toxinas do organismo, sem deixar de preservar as células.
Este artigo foi escrito pela nutricionista da equipe Fina Forma, Clarisse Ribeiro (CRN11234).