Existe alguma relação entre humor e alimentação? Existe sim, afinal, a famosa frase “você é o que você come” possui muita verdade. O consumo excessivo de carboidratos e açúcares, por exemplo, impacta o organismo causando sua aceleração e estresse. Felizmente, também existem alimentos que combatem a depressão e outras doenças, promovendo saúde, qualidade de vida e um bem-estar incrível.
A depressão e seus danos ao organismo
A depressão causa mal humor e falta de energia e vontade para fazer qualquer coisa, além de dores de cabeça e estômago. A serotonina é um dos neurotransmissores produzidos pelo cérebro e que é capaz de promover uma sensação de bem-estar, regulando o humor e a sensação de “saciedade”.
É aí que uma boa alimentação atua em um quadro depressivo, pois se for balanceada e correta ajudará o cérebro a produzir mais serotonina, melhorando o quadro, junto ao tratamento médico, claro.
Castanha-do-pará, nozes e amêndoas
Duas a três castanhas-do-pará ou cinco nozes ou ainda cerca de 10 amêndoas por dia bastam para ajudar a reduzir o estresse, pois esses alimentos são ricos em selênio, um poderoso agente antioxidante.
Leite e iogurte desnatado
São alimentos ricos em cálcio, mineral que elimina a tensão e depressão ao reduzir e controlar o nervosismo e a irritabilidade, atuando até nos batimentos cardíacos e na transmissão de impulsos nervosos, além de ajudar a regularizar a pressão arterial. Duas a três porções diárias são suficientes.
Ovos
Eles são uma boa fonte de vitaminas do complexo B, substâncias que atuam no humor. O recomendado é uma unidade por dia, cozida de preferência, pois o consumo em excesso pode prejudicar quem tem colesterol alto.
Carnes magras e peixe
Atuam no humor, pois reduzem a sensação de dor, diminuem o apetite, relaxam e promovem prazer e bem-estar, até mesmo melhorando o sono. De uma a duas porções diárias, especialmente atum e salmão, são suficientes.
Maçã e laranja
Esses alimentos fornecem ácido fólico, substância que atua contra os sintomas depressivos. A laranja, rica em vitamina C, promove o melhor funcionamento do sistema nervoso, garante energia, ajuda a combater o estresse e previne a fadiga.
Banana
É uma fruta ricas em triptofanos, substância que colabora para a formação da serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.
Aveia
O cereal integral também é rico em triptofano e aumenta a serotonina, além de possuir aminoácidos que aceleram a liberação esse hormônio no organismo.
Pimenta
Especialmente a vermelha e a malagueta, são alimentos que contém substâncias capazes de aumentar os níveis de endorfina, hormônio do prazer.
Gostou? Essas mudanças alimentares são muito úteis no combate a depressão, porém, investir no que te faz bem, mudar o visual, cuidar do corpo e da mente ao mesmo tempo, fará uma diferença enorme nessa luta.
E além desses alimentos que combatem a depressão, a Fina Forma pode te ajudar a recuperar a autoestima e a cuidar da sua beleza com os melhores tratamentos estéticos. Agende já uma avaliação!