Os dias de calor estão ai e com eles vem os cuidados para evitar que nosso suor vire nosso inimigo, afinal o suor excessivo ou transpiração excessiva, também conhecido como hiperidrose, é um problema para quem vive em sociedade. Então, nesse post nós iremos te ajudar a entender esse problema e a conhecer 5 dicas contra o suor excessivo que te ajudarão muito no dia a dia.
O que é o suor?
De forma bem resumida, o suor é um líquido produzido nas glândulas sudoríparas localizadas na derme, composto por água, sais minerais e proteínas, liberado pelo corpo para resfriar sua temperatura. Alguns medicamentos e alimentos também podem ser eliminados pelo suor, como alho, cebola, vitaminas, entre outros.
O que nos faz suar?
O aumento da temperatura do corpo é a grande causa e pode ser influenciado por fatores como calor, ambientes quentes, atividades físicas, estresse e emoções diversas, febres e infecções que o corpo combate, alterações hormonais, alimentos picantes, menopausa, gravidez, enfim, diversos fatores.
O que causa o suor excessivo?
Pessoas com suor excessivo ou hiperidrose tendem a ter um suor incontrolável, que pode acabar gerando uma sensação de desconforto físico e emocional. Assim, para identificar a causa, que pode ser genética ou não, a dica é procurar um médico para que ele faça uma avaliação e identifique corretamente como tratar o problema.
Dicas para tratar o suor excessivo:
1. Higiene diária
Sofre com suor excessivo em algumas regiões do corpo? Então cuide bem delas, faça uma higiene adequada com sabonete, água e uma esponja suave.
2. Roupas
Prefira roupas de algodão, fibras naturais ou linho. As fibras sintéticas atrapalham a respiração da pele e ajudam a elevar a temperatura do corpo, causando mais suor.
3. Vinagre e álcool
Receita de vó? Pode ser, mas funciona mesmo. Basta colocar duas medidas de vinagre com uma de álcool e aplicar na região.
4. Depilação
Manter depiladas a virilha e as axilas ajuda a evaporar o suor e a diminuir o odor oriunda de bactérias que se proliferam com a umidade retida nos pelos dessas regiões.
5. Mantenha a calma
O nervosismo atua na intensidade do nosso suor. Manter a calma diante de qualquer situação faz com que as glândulas sudoríparas trabalhem no ritmo normal ao invés de acelerarem a produção de suor, como ocorre diante do estresse e da ansiedade.
6. Nada de banhos quentes
Sim, os banhos quentes elevam a temperatura do corpo e não são nada recomendados para a pele.
7. Tratamento médico para suor excessivo
Se necessário, o médico poderá indicar tratamentos medicamentosos, por via oral; tópicos, ou mesmo cirúrgicos. É preciso analisar caso a caso para identificar o tipo de tratamento mais indicado contra o suor excessivo. Consulte seu dermatologista.
E conheça o tratamento com Toxina Botulínica da Fina Forma, pode ser a solução que você tanto procura!
[…] raiva, medo, durante e depois de praticar exercícios físicos. Porém, a hiperidrose provoca esse suor excessivo em uma pessoa até mesmo quando ela está em […]