Ano novo, vida nova, não é? Você planejou em 2015 e está prestes a começar a malhar pesado na academia em 2016. Até aí tudo bem, o problema é que tem muita gente fazendo coisa errada e colocando sua saúde em risco. A Fina Forma selecionou os 10 erros mais comuns nas academias e mostra para você o que não fazer!
1 – Sem avaliação médica e sem avaliação física
Perigo! A avaliação médica identifica certos riscos que podem aparecer em quem quer praticar exercícios físicos, especialmente doenças cardiovasculares. A avaliação física na academia ajuda o instrutor a conhecer você, saber seu histórico de lesões e doenças, se existirem, garantindo os exercícios certos.
2 – Não fazer aquecimento
Um dos erros mais comuns nas academias, quem não se aquece por alguns minutinhos antes de começar a malhar corre o risco de sofrer estresse muscular, por queimar a etapa do aquecimento, quando os músculos são preparados para a atividade.
3 – Compensar o tempo afastado com excessos
Ficou um período sem malhar e está voltando agora? Calma, não compense sua ausência com excessos, pois esse é um dos erros mais comuns nas academias e também um dos mais perigosos. Portanto, o risco de lesões é altíssimo quando você exagera no peso e na carga dos exercícios.
4 – Aumentar os pesos sem orientação
A dor fortalece? Nem sempre. Exagerar demais na carga pode gerar estresse muscular e ocasionar lesões que irão afastá-lo da academia por dias, semanas ou meses. Aumente a carga com cuidado e consulte um instrutor para evitar riscos.
5 – Só fazer os exercícios que gosta
Se quiser resultados bons é preciso ter disciplina. Você precisa ser capaz de realizar os exercícios sinalizados. Se julgar que está demais, converse com um instrutor, mas saiba que trabalhar bem os grupos musculares faz diferença.
6 – Ultrapassar o tempo de descanso
Sabe aquele pessoa que para os 30 segundos ou um minuto e fica “horas” para concluir sua série? Pois é, isso não é nada recomendado, além de ser um desrespeito com outras pessoas, caso você esteja segurando um aparelho.
7 – Exagerar no aeróbico
Sem dúvida muita gente comete esse erro na academia. Correr ou pedalar, entre outros, ajuda o corpo a queimar gorduras, mas sentir fortes dores após o treino ou no dia seguinte mostram que houve exagero. Falta de ar durante a atividade também é sinal de perigo. Vá com calma e, na dúvida, faça um teste ergométrico no seu médico.
8 – Não cuidar da postura durante os exercícios
Manter a coluna alinhada faz diferença durante a prática dos exercícios físicos. Você pode controlar isso com a ajuda dos instrutores da academia ou mesmo observando-se nos espelhos.
9 – Deixar de se hidratar durante o treino
Sabe aquela sensação de boca seca? Então, ela é sinal de desidratação, mas você não deve esperar por ela para se hidratar. Tenha um squeze à mão e hidrate-se, pois a água potencializa sua disposição para malhar, especialmente tomada na medida, sem excessos.
10 – Falta ou excesso de alimentação
Não comer antes de malhar é um perigo, mas comer demais, também. Se você não tem um cardápio guiado por uma nutricionista, procure alimentar-se de comidas leves. Lembre-se da regrinha: para quem quer massa magra, carboidratos e proteínas. Depois do treino, uma dose pequena de carboidrato está de ótimo tamanho. Veja dicas nesse post!