Outubro Rosa está aí. E muitas campanhas têm surgido para conscientizar as mulheres quanto ao câncer de mama. Mas e você, tem feito a sua parte?
Todas as mulheres estão em risco para o câncer de mama – uma em cada oito delas será diagnosticada com a doença durante a vida. Mas, graças aos tratamentos mais avançados, muitas das que são diagnosticadas com câncer de mama vão continuar a viver uma vida plena e ativa.
A detecção precoce é importante, porque quando um câncer é diagnosticado em seus estágios iniciais, os tratamentos podem ser mais eficazes e os resultados são geralmente melhores. Um dos métodos de detecção mais simples que você pode fazer é o autoexame da mama, um exame físico de seu próprio tecido mamário.
O autoexame é algo que você pode fazer por si mesma, em sua própria casa. Ao conhecer como os seus seios normalmente são, o autoexame pode ser uma defesa adicional contra o câncer de mama através da detecção precoce. De fato, oito de 10 nódulos mamários são encontrados pelas próprias mulheres.
Quando e quantas vezes você deve fazer o autoexame?
De acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), você deve realizar um autoexame de mama a cada mês. Ao ficar mais familiarizada com o seu tecido mamário normal e aparência, pode ser mais fácil para você notar mudanças saber quando elas ocorrem.
O tempo ideal para o autoexame é de sete a 10 dias após o primeiro dia do seu período menstrual. Seus seios são naturalmente menos irregulares e mais macios nesse período. O que vale também se você tem implantes mamários.
Se estiver grávida, ou não tem mais ciclos menstruais, você pode realizar o seu autoexame, a qualquer momento, mas faça-o no mesmo período a cada mês. Se você estiver amamentando, você deve realizar o seu autoexame mensal ao mesmo tempo a cada mês depois de ter alimentado o bebê.
Veja no vídeo abaixo como fazer o autoexame da forma correta: