Já estamos no fim de ano, e é neste período que várias festas surgem, no trabalho, na cada da família e dos amigos, e você precisa estar linda. Afinal de contas, sairá em muitas fotos, não é mesmo?
Você pode até comprar um xampu ou creme hidratante mais caro do mercado, mas não vai adiantar se a sua alimentação não estiver adequada. É preciso cuidar da beleza de dentro pra fora, para ter um resultado adequado. Uma pele sedosa, um cabelo forte e unhas bonitas são um prêmio para quem se cuida.
Confira algumas dicas de nutrientes que podem fazer bem à sua beleza:
Nutrição da pele
Para ter uma pele saudável, é preciso uma boa alimentação e boa hidratação.
Licopeno: É um antioxidante essencial para a pele, além de retardar e diminuir os sinais do envelhecimento. Fontes de licopeno: tomate, goiaba vermelha, melancia, mamão, etc.
Ômega 3: É um anti-inflamatório que age como um lubrificante, ajudando na hidratação da pele. Fontes de Ômega-3: linhaça, chia, salmão, sardinha, atum.
Polifenóis: Também são antioxidantes. Como a uva, açaí, morango, jabuticaba, cereja, mirtilo, ameixas, cranberry, blueberry, blacberry (amora).
Vitamina C e E: Diminuem os efeitos dos raios solares, pois atuam como fotos protetores e retardam o envelhecimento, porque são antioxidantes. Fontes de Vitamina C: laranja, limão e abacaxi. Fontes de Vitamina E: azeite, castanhas e óleo de amendoim.
Zinco: É antioxidante e protege contra a acne. Fontes de Zinco: quinoa, amaranto, amêndoas e carnes.
Carotenoides: Estimulam a produção de melanina e protegem dos raios solares. Fontes: alimentos de cor amarelo-alaranjado, como abóbora, mamão, cenoura, manga e gema de ovo.
Água: Dê preferência a beber água de recipientes de vidro ou água de purificadores, para evitar os contaminantes das embalagens plásticas.
Nutrição do cabelo
O cabelo sofre também com a queda e o ressecamento, e temos alguns alimentos que contribuem para um cabelo bonito e saudável.
Pepino: É fonte de silício e enxofre, que são nutrientes que ajudam na formação da queratina – proteína que dá estrutura ao cabelo, deixando-o forte e melhorando o crescimento dos fios.
Óleo de linhaça: Possui ácidos graxos essenciais que dão brilho ao cabelo.
Nozes e castanhas: Oleaginosas, são fontes de zinco, que estimula o crescimento e reduz a oleosidade do cabelo.
Frutos do mar: Ricos em magnésio, atuam na renovação das células capilares, pois ajudam na formação da queratina.
Vinagre de maça: Age na queda de cabelo e apresenta bons resultados, tanto pela ingestão como pelo uso tópico.
Feijão, leite, quinoa, carne e ovo: Ricos em aminoácidos, são responsáveis por estimular o crescimento e fortalecimento do fio.
Carne vermelha: É rica em ferro, e evita a queda de cabelo.
Frutas secas e semente de girassol: São ricas em potássio, que é responsável por hidratar o cabelo.
Nutrição das unhas
Unhas quebradiças, com elevações e manchinhas brancas são sinais de carência de nutrientes. Para nutrir suas unhas, procure consumir:
Zinco: Quinoa, aveia, amaranto e carnes.
Queratina: Ovo, frango e peixes
Complexo B: Gérmen de trigo, quinoa, amaranto, arroz integral, carne, fígado e queijos.
Vitamina C: Morango, kiwi, melão, caju, acerola, tangerina e melão.
O zinco, complexo B e a vitamina C também são essenciais na produção de queratina, que é a proteína constituinte da unha.
Este artigo foi escrito pela nutricionista da equipe Fina Forma, Clarisse Ribeiro (CRN11234).