Hidratação e Nutrição de cabelos: qual a diferença?

cabelo

Cuidar do cabelo em casa nunca esteve tão na moda. As mulheres têm buscado alternativa para produtos químicos e farmacêuticos e investido forte em produtos naturais ou de marcas que excluem ingredientes como sulfato de sua composição.

Para completar, hoje existem diversos grupos na internet disseminando as técnicas de low poo e no poo para cabelos lisos, crespos, encaracolados, virgens, quimicamente tratados, etc.

nutricao_hidratacao_reconstrucao_diferencas

As técnicas low poo e no poo, basicamente, significam a limpeza dos fios com pouco ou nenhum shampoo. O low poo é mais flexível. Nele são usados shampoos e demais produtos de tratamento, porém com agentes não agressivos. Já as pessoas que aderem ao no poo escolhem produtos sem silicones, parafina líquida e qualquer derivado de petróleo.

O objetivo dos dois métodos é priorizar o tratamento completo dos fios sem mascarar suas deficiências. O tratamento é feito a partir de um cronograma capilar que inclui processos distintos, tais como hidratação, nutrição e restauração de cabelos. E é para compreender o que cada um significa que você é convidado a continuar lendo este post. Vamos lá?

Para que serve a hidratação de cabelo?

Da mesma forma que hidratamos nossa pele, nossos cabelos também merecem ser hidratados. O clima, o corte, a pintura, o atrito com pentes, escovas, químicas, shampoo, creme de pentear, etc influenciam na perda de água dos fios.

Ao hidratar seu cabelo, você repõe essa água e devolve a maleabilidade e maciez de cada fio. A hidratação pode ser feita pelo menos 2 vezes por semana e pode ser feita com máscaras hidratantes de extrato vegetal. Ampolas de vitaminas e óleo de argan, aloe vera e minerais potencializam o efeito das máscaras, portanto, lance mão de mais este truque.

O que é nutrição capilar?

Enquanto a hidratação repõe a água dos fios, a nutrição devolve o lipídio, nutriente importante para o desenvolvimento dos cabelos.

A nutrição capilar é feita com máscaras nutritivas que, assim, vêm descritas na embalagem com umectação de óleo vegetal. Dentre os óleos permitidos, estão o óleo de coco, de amêndoas, o azeite de oliva extravirgem e a manteiga de karité.

Com a nutrição, seu cabelo volta a ter brilho e vitalidade. Ela ainda elimina as pontas duplas, veja só que maravilha! Faça a nutrição de 1 a 2 vezes na semana se tiver cabelo normal e seco. Se o seu cabelo for oleoso, faça no máximo 1 nutrição semanal.

Quando fazer reconstrução capilar?

Para completar seu cronograma capilar, você ainda tem a opção de fazer a técnica de reconstrução que consiste na reposição de massa e queratina do cabelo.

A reconstrução é uma etapa muito importante para cabelos que passaram por interferência química recente (alisamento e pintura, por exemplo) ou está com os fios quebradiços e muito secos.

É um tratamento mais intenso e profundo, pois seu principal objetivo é fortalecer o cabelo e por isso não é necessário lançar mão da reconstrução sempre. Ela pode ser feita com máscaras que possuam queratina, ceramidas, arginina, colágeno, proteína hidrolisada e aminoácidos em sua composição.

Entendeu tudo? Agora, mãos à obra. Ou melhor, mãos, cremes e óleos aos cabelos!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato