Dormir é considerado uma das coisas melhores coisas que fazemos na vida. O sono nos rejuvenesce, alivia o estresse do dia-a-dia e nos revigora. No entanto, o excesso de qualquer coisa é ruim, e o sono excessivo também tem efeitos nocivos.
Se você não dorme o suficiente, você vai se sentir cansado e exausto todo o dia. Algumas pessoas têm dificuldade para dormir durante a noite, e em vez disso usam o dia para descansar um pouco. O sono tem o poder de revitalizar o corpo humano, mas se você dormir menos ou demais, seu corpo não vai responder positivamente.
Alimentação x sono excessivo
O tempo médio de sono para um adulto é de oito horas. Existem várias causas pelas quais uma pessoa dorme demais. A má alimentação, por exemplo, pode fazer uma pessoa sentir-se cansada e lenta. Comer alimentos pouco saudáveis ou calóricos pode levar à sonolência, e pode fazer a pessoa sentir uma vontade enorme de um cochilo após uma refeição pesada. Por isso, é preciso seguir uma dieta rica em nutrientes, incluindo muitas frutas e vegetais frescos nela e reduzindo o consumo de fast food e alimentos gordurosos.
Consequências do sono excessivo
Pesquisadores das universidades de Tubingen e de Lubeck, ambas na Alemanha, e da Universidade de Uppsala, na Suécia, divulgaram um estudo que sugere que as pessoas que dormem por longas horas têm cerca de 20% mais risco de serem obesas. Neste caso, uma dieta regulada é o mais indicado para diminuir a vontade incontrolável de dormir tanto.