Dieta Mediterrânea: nutritiva, segura e saudável

dieta-mediterrânea

Um estudo da revista IJC (Internacional Journal of Cancer) pesquisou junto a mais de 60.000 mulheres, com idades entre 55 e 69, os efeitos da dieta mediterrânea.

Originária da Grécia, Sul da Itália, Espanha e Portugal, ela consiste em trocar gorduras ruins por saudáveis, ou seja, é rica em azeite, peixes, frutas, nozes, legumes e cereais. A dieta mediterrânea é recomendada pela UNESCO, como uma dieta nutricional moderna.

A mudança de alimentação que essas mulheres resolveram fazer trouxe resultados surpreendentes. Essa dieta reduziu o risco de contrair os piores tipos de câncer de mama em até 40%, além de diminuir o risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e doenças cardíacas.

Vamos entender como cada item dessa dieta nos ajuda a ser saudável? Confira nossa lista:

Frutas e hortaliças:

Possuem uma enorme quantidade de vitaminas, minerais, fibras, entre outros, que ajudam a melhor o intestino, pele e previnem o câncer.

Cereais:

Contêm muitos carboidratos, fibras, nutrientes, minerais como fósforo e magnésio, além de fornecer energia para o organismo.

Legumes:

Fontes indispensáveis para uma alimentação saudável. Ricas em fibras e proteínas, é recomendado seu consumo regular, porque ajudam a combater a constipação, auxilia a evitar o câncer de intestino e o colesterol ruim.

Oleaginosas:

São fontes de gorduras boas, ajudando a reduzir o colesterol. Possuem vitamina E e selênio. Você pode encontrar oleaginosas em: Castanha do Pará, Castanha de Caju, amêndoas, avelã, entre outros.

Peixes:

Fontes de ácidos graxos ômega, contendo inúmeros benefícios. Auxilia na diminuição de riscos de doenças cardiovasculares, AVCs, diminui pressão arterial e colesterol, além de possuir ação anti-inflamatória.

Leite e derivados:

Possuem uma boa quantidade de cálcio que ajuda a prevenir a osteoporose.

Azeite de Oliva:

Rico em ácido graxo monoinsaturado, que ajuda a manter e aumentar o colesterol “bom” (HDL).

Colocando na dieta

Você pode começar sua dieta mediterrânea já no café da manhã:

Coma mais frutas e castanhas no período da manhã

– Se alimente com cereais integrais, como o pão integral com tomate cereja picado, queijo e um pouco de azeite de manjericão com ervas

Almoço:

– Peixe assado + ervas + especiarias temperadas com azeite

– Arroz integral + orégano + cenoura + batata cozida + polenta

-Salada com folhas verdes + tomate

– 1 taça de vinho tinto

Lanche

-Iogurte natural, frutas ou aveia com frutas

– Água mineral ou suco natural

Jantar

-Berinjela assada + tomates+pimentão+alho

-Sopa de legumes com peixe ou frango

-Uma porção de bruschetta de pão integral com atum assado e especiarias

Lanche

-Salada de frutas com iogurte natural

A dieta mediterrânea é uma das mais recomendadas por especialistas, por ser saudável e ter todos os ingredientes que você precisa para manter a saúde em dia e o corpo em forma, não te causando nenhum mal.

Acha que ela pode te ajudar a ser mais saudável? Quer dar uma chance para ela? Converse com um nutricionista e quando e se você pode começar a fazer essa dieta.

Deixe um comentário para a gente saber o que você achou. Além disso, toda semana temos novidades no blog, então confira sempre.

Siga nossa página do Facebook e Instagram para saber das nossas novas publicações.

E não se esqueça invista também em um tratamento estético, além da dieta mediterrânea para alcançar os seus objetivos!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato