Conhecendo os diversos tipos de arroz

arroz

O arroz é um alimento sempre presente na mesa do brasileiro. As proteínas que o arroz, quando combinado com leguminosas como o feijão, proporcionam para o organismo são completas, aumentando o valor nutricional da refeição.

No grão do arroz está presente a casca e o farelo, onde existem fibras, minerais e vitaminas; no endosperma, que constitui 85% do grão, tem amido; já no gérmen, que é a parte interna do arroz e representa 1,5%, há vitaminas E, do complexo B, proteínas, minerais e lipídeos.

Conheça melhor alguns tipos de arroz:

Agulhinha: Obtido a partir da retirada da casca do grão integral, este é o arroz mais consumido no Brasil. Combina muito bem com qualquer tipo de carne.

Arbório: Bastante usado para risotos, o arbóreo possui uma boa quantidade de amido, o que deixa os pratos bem cremosos.

Basmati: Arroz muito usado em pratos indianos, é um arroz mais leve, que acompanha muito bem pratos que levam condimentos como curry e leite de coco.

Carnaroli: É o arroz mais apreciado pelos italianos. Rico em amido é ideal para preparar risotos. Tem um grão médio e mais fino que o arbóreo.

Integral: Esse é um arroz saudável, rico em vitaminas, minerais e fibras, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade.

Jasmim: De origem tailandesa, também chamado de “thai”, o arroz jasmim é muito similar ao Basmati, porém tem menos goma.

Preto: Tem sabor mais exótico, é rico em antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais.

Selvagem: O arroz selvagem tem sabor exótico. Tem alto valor proteico e é rico em fibras.

Vermelho: Esse é outro arroz que possui grande número de nutrientes com alto teor de ferro e zinco, podendo, inclusive ajudar a baixar os níveis do colesterol ruim, o LDL.

Vialone nano: De origem italiana, tem um grão bem curtinho e arredondado. É o tipo de arroz que deixa o risoto mais cremoso, pois tem mais amido que qualquer um.

Este artigo foi escrito pela nutricionista da equipe Fina Forma, Clarisse Ribeiro (CRN11234).

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato