Como saber se você está retendo líquido?
A principal característica da retenção de líquido é o inchaço corporal, especialmente ao final do dia ou após um período sem alteração de posição física. São formados edemas nas pernas e pés, nas articulações, na barriga e até no rosto. Existem diversas causas da retenção de líquido, dentre elas, as mais recorrentes são as seguintes:
Um dia, a balança está de bem com a vida e diz que você está magra. No outro dia, parece que você comeu uma tonelada de hambúrguer e engordou milagrosamente. Mas veja só: você não comeu hambúrguer nenhum e, na verdade, passou o dia só na saladinha. O que está acontecendo?
Infelizmente, sua balança pode não estar defeituosa. Isso pode ser retenção de líquido.
- sedentarismo ou posições fixas por horas;
- descontrole hormonal;
- doenças renais;
- alimentação rica em sódio (sal);
- reação inflamatória;
- efeito colateral de medicamento e outras.
A retenção de líquidos acontece na parte periférica do tecido. Para saber se esse é o que está acontecendo com você e provocando aquela variação repentina de peso e de aparência, pressione a região do tornozelo, das pernas ou das costas e, caso fique com a marca da compressão, você está retendo líquido.
A drenagem linfática pode evitar a retenção de líquido?
Algumas pessoas têm mais propensão à retenção de líquido que outras. E, de acordo com o exposto acima sobre as causas, essa tendência pode ter relação tanto genética quanto comportamental.
Mas para reduzir a retenção de líquidos, é bom lançar mão de excelentes medidas, como drenagem linfática e alimentação pobre em sódio. Para quem não conhece, a drenagem linfática é uma massagem poderosa que trabalha pontos estratégicos do corpo com o objetivo de liberar toxinas e drenar líquido.
O potencial de liberação de água do corpo por meio da drenagem linfática permite que ela seja considerada uma massagem modeladora e redutora de medidas. É incrível como pacientes saem satisfeitos, vigorosos e mais leves após uma sessão de drenagem. Pessoas que estão em um pós-operatório ou grávidas também são fortes candidatas a conhecer os benefícios da drenagem linfática.
Aprenda a fazer sucos anti-inchaço
Retenção de líquido pode ser também o sintoma de alguma doença cardiovascular. Por isso, ao menor sinal de persistência do inchaço corporal, busque um diagnóstico médico. Enquanto isso, torne a água o seu principal aliado no combate à retenção de líquidos. Se você não tem o costume de ingerir até 2L de água por dia, consuma frutas diuréticas, saladas variadas, chás e sucos.
Siga estas receitas de suco anti-inchaço!
– Suco diurético
Ingredientes: ½ pera; ½ maçã; 1 fatia de melão; 2cm de gengibre; 1 copo de água
Preparo: Misture todos os ingredientes no liquidificador. Não adoce e ingira em jejum.
– Hortelã com suco de abacaxi
Ingredientes: 1 colher de sopa de hortelã; ½ abacaxi fatiado; 1 copo de água.
Preparo: Faça uma xícara de chá de hortelã e reserve. Na sequência, bata o abacaxi com água. E finalize, acrescentando o chá de hortelã feito anteriormente. Consuma até duas vezes ao dia.
– Suco de melão com água de coco
Ingredientes: 1 fatia de melão; 200ml de água de coco; 1 colher (de sopa) de hortelã picada; 1 folha de couve.
Preparo: Bata no liquidificador todos os ingredientes devidamente higienizados e beba pelo menos 1x ao dia.
Siga as nossas dicas e se livre da retenção de líquido.