A estria vermelha se forma quando a pele é excessivamente estirada, ultrapassando sua capacidade de distensão, e evolui para a estria branca com o passar do tempo. Por isso, a prevenção é o melhor tratamento para estrias.
É preciso hidratar e nutrir a pele ao máximo para garantir sua elasticidade e impedir a ruptura de suas camadas internas. Na fase da puberdade, principalmente nas meninas, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir estrias no bumbum, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do crescimento veloz pode causar estrias horizontais no dorso do tronco.
“A prática de exercícios físicos regularmente, evitar engordar e emagrecer repentinamente e a preferência por alimentos saudáveis são fundamentais para evitar estrias” aconselha a nutricionista Tatiana Barbosa, responsável pelo acompanhamento nutricional dos pacientes na Fina Forma. “Deve-se beber pelo menos oito copos grandes de água por dia, o que dá aproximadamente 2 litros, e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente”, completa.
Usar roupas muito apertadas, tomar banhos muito quentes com frequência e muita exposição ao sol podem, também, atenuar o aparecimento das estrias, sendo que essas ações agridem a pele.
Tomando todos esses cuidados, sua pele vai agradecer e evitar as estrias de aparecerem.