Como diminuir o sódio do seu dia a dia?

diminuir-sodio

Sódio está presente em comidas que amamos. Quem não adora aquela batata frita, bacon, salaminho, fast-food? É tudo tão delicioso que dá pra comer para sempre, não é? Mas pode ir parando de sonhar com essas gorduras, elas fazem muito mal para o seu corpo.

Por isso, vamos te ajudar diminuir o sódio da sua alimentação!  Não vai ser fácil de primeira, mas vai valer à pena. Vamos lá?

Diminuir a quantidade de sódio

A principal maneira de diminuir o consumo é não colocar sal em alguns alimentos ou trocar pelo sal do Himalaia, por exemplo, já que ele contém menos sódio que os sais comuns.

Para diminuir o sódio, você também pode trocar por outros temperos que gosta. Além disso, sempre que sair tente não colocar sal na batata frita ou outro alimento que você comer na rua. Troque por uma opção mais saudável.

Diminuir consumo de certos alimentos

Alguns alimentos tendem a ter uma grande quantidade de sódio neles, como feijoada, queijos e até azeitonas. Por isso, é importante não acrescentar mais sal na hora de prepará-los, isso se você não consegue tirá-los da sua alimentação. Se você conseguir retirá-los, ótimo! Mantenha sua dieta saudável.

Adicione mais frutas às suas refeições

A melhor oportunidade de ficar saudável e perder alguns quilinhos é mudar sua alimentação, por isso faça um prato bem colorido, colocando frutas e vegetais no seu cotidiano. Lembrando que esses alimentos são ricos em nutrientes e vitaminas, auxiliando seu organismo a “neutralizar” a quantidade de sódio, ou seja, você compensa o sal que há no seu prato colocando nutrientes nele.

Cozinhe suas próprias refeições

Não há nada melhor do que uma comida caseira, certo? E ela se torna ainda melhor quando é bem mais saudável. Tente cozinhar mais em casa ou fazer seu almoço e lanche para levar para o trabalho, assim você evita comer na rua e consumir muito sal e sódio. Seu organismo vai agradecer, e não se preocupe: ele vai se habituar aos poucos.

Compre alimentos frescos

Evite comprar caixas, latas e alimentos congelados. Crie o hábito de comprar alimentos frescos, eles ajudam a diminuir a quantidade de sódio no seu prato, porque normalmente vêm com sal agregado. Pode conferir a tabela nutricional deles para ficar mais alerta a isso.

Além disso, mude seus temperos para tentar condimentos diferenciados e fazer de cada refeição uma novidade.

Não compre alimentos preservados em salmoura

A azeitona e o picles são alimentos preservados em salmoura, uma mistura de sal com água, por isso passe longe deles.

Fuja de molhos e condimentos para salada

Um dos maiores vilões das dietas, os molhos e condimentos, não te ajudam a reduzir a quantidade de sódio de pratos. Eles contêm uma grande quantidade de sal, mas confira na tabela nutricional, se tiver escrito “baixo teor de sódio” pode comprar sem medo.

Não se esqueça de que você pode sempre substituir por temperos diferentes e molhos feitos em casa.

Drenagem linfática

Outra opção para fazer com que as consequências do consumo de sal não fiquem tão aparentes no seu corpo é investir em uma drenagem linfática. O tratamento trabalha bem a perda de líquido retidos, que é um dos efeitos de consumir muito sódio. Faça uma consultoria estética gratuita na Fina Forma converse com nossos profissionais sobre isso.

Além disso, a dica de ouro é: reduza a quantidade de sódio gradativamente. Toda essa mudança é um processo e seu paladar precisa se acostumar com os novos sabores e temperos.

Nosso artigo te convenceu a mudar sua alimentação? Você vai conseguir repensar sua dieta e diminuir no sal? Deixe um comentário para nós que iremos te ajudar.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato