A toxina botulínica, ou simplesmente Botox é um perigo para grávidas. Embora seja muito famosa por tratar rugas de expressão e ajudar no rejuvenescimento da região do pescoço, a toxina é um recurso de beleza contraindicado para gestantes. O estudo foi realizado pela FDA (Food and Drug Administration, Departamento de Saúde dos Estados Unidos).
Testes apontaram riscos
O veto é devido ao fato de que a substância não tem estudos adequados em gestantes e, os testes em animais, provocou danos aos fetos, como aborto ou má formação em coelhas grávidas. Nem mesmo no período de amamentação a toxina deve ser aplicada em mulheres.
Embora existam casos de gestantes que utilizaram o produto e não tiveram problemas, a falta de respaldo cientifico é mais que suficiente para que o uso seja desaconselhável. Seja durante a gravidez ou durante a amamentação.
Para que serve o botox?
Além de retardar o envelhecimento, o botox é utilizado para corrigir assimetrias faciais, tratar o chamado sorriso gengival, além de elevar a ponta do nariz, melhorar o contorno facial e tratar a hiperidrose. Porém, seja qual for o objetivo, a recomendação é que esperem o fim da amamentação para usar o ativo.
Portanto, a Fina Forma, sempre comprometida com a segurança e a o bem-estar de suas pacientes, recomenda a todas que evitem o perigo de usar a substância durante a gravidez ou a amamentação. O risco não vale a pena!