As oleaginosas estão presentes em diversos programas de emagrecimento, aparecendo com importantes benefícios nutritivos. No grupo das oleaginosas, estão inclusas as castanhas, amêndoas, nozes, avelãs e outras sementes, que são totalmente consideradas “do bem”. Ou seja, apesar de serem calóricas, elas não engordam e ainda favorecem o retardo do envelhecimento.
Por esses e outros benefícios, é que hoje elas têm feito sucesso em receitas, como lanche e até para intolerantes a lactose. Como? Continue lendo nosso post e descubra!
Benefícios de castanhas, amêndoas e sementes
Sementes de linhaça, de girassol e de gergelim; castanha-do-pará, castanha de caju, de pequi, pecã, macadâmia, pistache, amendoim. Huum… Diga se não são deliciosas!
Essas castanhas e sementes possuem alta concentração de óleo vegetal, mas também são ricas em fibras, sais minerais, antioxidantes, vitamina E, complexo B, ácidos graxos essenciais e outros nutrientes. Com uma composição de alta qualidade como esta, essas oleaginosas só podem ter muitos benefícios para nosso organismo. Veja!
- para os vegetarianos, as oleaginosas são importantes fontes de proteína;
- suas propriedades antioxidantes contribuem para o combate a inflamações;
- ricas em gorduras monoinsaturadas, as oleaginosas controlam a taxa de açúcar no sangue;
- as propriedades antioxidades também ativam o metabolismo, acelerando o gasto calórico e auxiliando no emagrecimento;
- as gorduras boas regulam o nível do colesterol;
- o potássio presente na maioria das castanhas contribui para reduzir a pressão arterial;
- sementes aumentam a sensação de saciedade e reduzem a vontade de consumir doces.
Como inserir oleaginosas na rotina alimentar
Às vezes, o que transforma um “alimento do bem” em um alimento prejudicial é a forma e quantidade de consumo do mesmo. É o caso das oleaginosas que se tornam vilãs se expostas ao calor e podem engordar, caso consumidas em excesso.
A melhor forma de consumir castanhas e nozes é como lanche prático e rápido entre as refeições. Uma porção com mix de até 5 castanhas pode dar a saciedade necessária. A quantidade pode variar ainda de acordo com o tipo de castanha, sendo 4 de nozes, ou 3 de castanha-do-pará, 4 de amêndoas ou 4 de macadâmia. O ideal é consumir as que não são salgadas, cruas ou torradas.
As castanhas também podem ser inseridas em receitas, como frango xadrez, strogonoff, antepastos e outros. O leite das oleaginosas também é uma excelente opção para quem não pode consumir lactose.
Já as sementes podem ser usadas em saladas, iogurtes, com frutas, cereais, no preparo de pães e bolos, e até em pratos quentes.