Uma pele saudável requer cuidado, carinho e atenção. Homens e mulheres procuram preservar a beleza e jovialidade da pele diante das rugas, linhas de expressão e flacidez. Porém, por mais cuidados que você tome existem alguns hábitos prejudiciais à saúde da pele.
Então, a Fina Forma mostra para você quais são os hábitos prejudiciais à saúde da pele e que pede sua atenção para evita-los e manter sua pele firme, bonita e sempre saudável.
1 – Fumar causa flacidez
Acredite, um simples cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos! A nicotina torna a pele mais grossa e amarelada, sem viço e opaca. O tabagismo afeta o metabolismo e acelera a perda de colágeno, que dá sustentação e elasticidade à pele, favorecendo a flacidez.
2 – Estresse favorece doenças e infecções
Ok, primeiramente, esse não é propriamente um hábito, pode ser uma condição de estresse, porém, afeta os hormônios aumentando a liberação de corticoide endógeno e adrenalina, que deixam a pele mais oleosa. Portanto, o estresse emocional também diminui as defesas do organismo deixando a pele suscetível a doenças e infecções como alergias, acne, herpes e até vitiligo.
3 – Beber pouca água desidrata a pele
Sabe quando você belisca sua pele e ela volta logo ao normal? Se isso demora a acontecer pode ser sinal de uma pele desidratada e flácida. Beber pouca água (recomenda-se ao menos 2 litros por dia) deixa a pele flácida e sem viço. Portanto, beber água também facilita a eliminação de toxinas prejudiciais a ela.
4 – Se expor ao sol sem protetor solar envelhece a pele
Sim, se expor ao sol sem protetor solar atua no envelhecimento da pele e a deixa desprotegida em relação aos raios ultravioleta. Com isso o câncer de pele torna-se um perigo muito mais real. Assim, sem o protetor solar surgem manchas, sardas, flacidez, pele áspera, rugas e, em alguns casos, câncer de pele.
5 – Açúcar e gordura em excesso: falta de elasticidade e celulite
O açúcar se liga às proteínas da pele, como o colágeno, provocando sua rigidez e reduzindo sua função de elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas. A gordura, por sua vez, quando em excesso, acumula-se no tecido e provoca gordura localizada e a temível celulite.
6 – Dormir mal causa olheiras e deixa a pele sem viço
Dormir mal é um dos hábitos prejudiciais à saúde da pele. O sono é reparador, pois com ele a pele produz hormônios “rejuvenescedores”, como a melatonina e o hormônio do crescimento que são calmantes e reparadores. Sem eles o organismo não descansa e surgem viço e olheiras.
7 – Sedentarismo diminui funções vitais para a saúde da pele
A prática de atividades físicas melhora a circulação sanguínea da pele, acelera o metabolismo do organismo, atua no combate ao estresse e ajuda até mesmo na qualidade do sono. Além disso, combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada.