6 atividades físicas para prevenir varizes

varizes

Varizes. Sentiu a tensão na palavra? Há quem prefira ter celulites, mas os vasinhos não são apenas incômodos estéticos. Varizes também podem significar, em diferentes níveis, problemas de saúde.


atividades_fisicas_evitar_varizes

Geralmente de característica púrpuro-azulada, elas são veias dilatadas, alongadas e deformadas que aparecem nos membros inferiores. As varizes estão ligadas a problemas circulatórios, sendo assim, elas aparecem quando as válvulas que impedem o refluxo das veias das pernas não funcionam tão bem quanto deveriam. Resultado: sangue é acumulado pressionando as paredes das veias.

Pelo menos 60% das mulheres brasileiras possuem varizes, mas esse é um problema que também pode atingir homens e independentemente da idade.  Em âmbito mundial, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que 70% de pessoas até 70 anos têm varizes.

As principais causas das varizes

Quando provocam dor e inchaço, é necessária uma atenção maior, inclusive com intervenção médica ou cirúrgica. A boa notícia é que a maioria dos casos não é tão problemática, mas sempre vale prevenir seu aparecimento.

Alguns fatores podem predispor ao aparecimento delas, tais como:

Hereditariedade: sim, é bastante alta a probabilidade de você ter varizes em algum momento da vida, quando seu pai ou sua mãe já apresentam os vasos inchados.

Ficar muito tempo em pé ou parado na mesma posição: neste caso, são comuns varizes superficiais e é possível fazer tratamentos não cirúrgicos para removê-las.

Obesidade: o excesso de peso concorre entre as principais causas das varizes. Pessoas obesas têm maior volume de gordura abdominal, o que comprime estruturas intra-abdominais, como a veia cava que regula a passagem e drenagem do sangue.

Anticoncepcionais: embora seja citado como potencial causador de varizes, por estar relacionado à alteração hormonal, ainda não há um consenso sobre isso. Portanto, observe sempre a reação do seu organismo ao medicamento e converse com seu médico.

Salto alto: pegou sério no seu calo agora? Pois saiba que o salto está entre os campeões da causa de varizes. Ele impede que o calcanhar se equilibre na posição ideal estimulando o trabalho errado da região da panturrilha, onde estão veias importantes.

Exercícios Físicos para evitar varizes

Dizem que o melhor remédio é prevenir, não é mesmo? Em vez de esperar as temidas varizes aparecerem, aposte em métodos simples para evitar. Por o corpo em constante movimento ajuda na circulação sanguínea, por isso, exercícios físicos simples são importantes para tratar e evitar varizes.

Caminhada: a rotina de trabalho, estudos e demais atividades fazem com que passemos cada vez mais tempo sentados, colaborando para o sedentarismo e dificultando a circulação sanguínea. Adote a caminhada por menos 30 minutos por dia e estimule uma melhor circulação sanguínea do seu corpo.

Corrida: se você não possui o costume de correr, comece aos poucos variando 30 segundos para 1 minuto e meio de caminhada. Na corrida, você flexiona mais ainda as pernas ajudando no movimento da panturrilha.

Bicicleta: andar de bicicleta tem o mesmo desempenho que a corrida para a panturrilha, sendo que pode ser uma atividade mais lúdica e prazerosa.

Musculação: com treino de intensidade leve a moderada, é possível fazer musculação mesmo quem tem varizes. Abandone o preconceito com a atividade, se jogue!

Hidroginástica: ao evitar o alto impacto dos membros inferiores com o chão, tal qual faz a corrida, a água estimula mais ação das pernas sem cansar muito.

Flexão de joelhos: esse exercício pode ser feito em casa, hein? Basta se deitar no chão em direção ao peito e dobrar a perna. Repita essa série pelo menos 10 vezes em cada perna.

Caso você já possua varizes e deseje ter pernas mais bonitas, aposte no tratamento de Crioescleroterapia a Laser. Ele é capaz de destruir os vasinhos com grande eficiência, sem a necessidade de intervenção cirúrgica.

Se quiser saber mais sobre o tratamento, marque já uma avaliação gratuita com nossa equipe!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato