A importância do café da manhã

B

Você sabia que o seu café da manhã é a principal refeição do dia, e ele ajuda a prevenir a diabetes tipo II, infarto, parada cardíaca, fraqueza, hipoglicemia, dores de cabeça e até a obesidade?

Quando dormimos, o corpo também gasta energia, e quando levantamos, o cortisol (hormônio do stress) está elevado em nosso organismo. Por isso, todas as vezes que esse hormônio está elevado, ele aumenta a gordura abdominal como proteção. Sendo assim, não tomar café da manhã pode causar aumento de peso.

Outro ponto é que quanto mais tempo ficamos sem comer, mais acumulamos a fome para a próxima refeição, o que faz com que o consumo aumente. Confira os alimentos que podem ser introduzidos em um bom e saudável café da manhã:

Cereais: Têm muitas vitaminas, minerais e fibras que ajudam na parte intestinal, e também nutrientes que ajudam na saciedade ao longo do dia. Existem vitaminas nos cereais que melhoram o humor. Por isso, é importante ingerir um cereal pela manhã para que a tarde sua serotonina (hormônio do humor e do sono) não aumente a sua vontade de consumir doces. Caso não saiba, por volta de 17 horas, quando o nosso humor modifica – momento em que o sol se põe e a serotonina diminui no organismo, algumas pessoas tem mais compulsão por doce ou carboidratos.

Sucos e/ou frutas: Procure consumir suco natural ou em polpa e frutas in natura ou secas.

Carboidrato (Pães, biscoitos, torradas e etc.): Sempre dê preferência para os integrais, porque esses contêm mais fibras e mais nutrientes. Os carboidratos dão energia e mais disposição ao longo do dia. Pesquisas mostram que pessoas que não comem carboidrato fracionado no dia têm mais compulsão e engordam mais.

Ovos: Faça uma omelete simples (2 claras + 1 gema), e evite colocar embutidos, porque são ricos em gordura saturada.

Leite e derivados: Dê preferência aos desnatados e queijos brancos.

Manteiga ou margarina: Depende do indivíduo, pois se você tem colesterol alto, é melhor as margarinas, mas se você é uma pessoa que quer se alimentar melhor, dê preferência a manteiga, porque tem menos conservantes, mais nutrientes e é melhor para o intestino. A margarina funciona semelhante a uma resina, pois “gruda” no intestino.

Geleia: Consuma as sem açúcar, sem conservantes e sem adoçante.

Café preto: Você pode tomar até 200 ml de café por dia, e evite tomar após as 16 horas, para não atrapalhar o sono. A cafeína ajuda a queimar gordura, manter a pessoa ativa e concentrada, e é um bom termogênico antes do exercício.

Chás: Pode-se tomar um chá verde, chá de hibiscos, chá de hortelã, entre outros.

Priorize a qualidades dos alimentos, e não somente as calorias no café da manhã.

Este artigo foi escrito pela nutricionista da equipe Fina Forma, Clarisse Ribeiro (CRN11234).

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato