A academia é um passo importantíssimo para quem deseja ganhar músculos, porém, existe algo muito poderoso e que não deve ser deixado de lado: a alimentação. Alimentar-se bem é garantir um treino mais eficiente e com resultados muito melhores. Confira com a Fina Forma cinco alimentos para ganhar músculos e aumentar sua energia nos treinos!
Proteína, a chave para ganhar músculos
Antes de apresentarmos os alimentos em si, vamos falar sobre proteína, o nutriente mais importante para quem quer massa muscular graças à sua função poderosa na reparação das microlesões que acontecem em um processo fisiológico, quando se pratica atividade física e proporcionam a regeneração e a formação de novas células nesses músculos. Essas células novas irão atuar na formação de hormônios em geral e no transporte de nutrientes pelo corpo.
Abacaxi
Mais que refrescante para os dias quentes, o abacaxi é fonte de potássio, magnésio e cálcio, minerais que atuam na contração dos músculos. A dica é consumir antes do treino.
Ovo
O ovo é um alimento rico em aminoácidos que ajudam a formar o tecido muscular e mantê-lo funcionando bem. O ovo também é rico em vitamina D, uma substância que aumenta a síntese de proteínas para a formação de novos músculos. A gema do ovo ainda possui proteína de alto valor energético, fundamental na formação de novas células.
Soja
Para quem busca músculos, a soja é uma grande aliada. Ela atua na recuperação das proteínas perdidas durante a atividade física, ou seja, a soja é perfeita para ajudar a manter os músculos adquiridos.
Carne Vermelha
Possui muita vitamina B12, substância que atua nas células nervosas e musculares do corpo. A carne vermelha é um dos melhores alimentos para ganhar músculos por conter também ferro, zinco, proteínas e aminoácidos essenciais para o organismo. Prefira sempre as carnes magras na sua dieta.
Azeite de Oliva
Sim, uma ou duas colheres de sopa por dia, diluídas em uma saladinha, contribuem para seu corpo absorver esse alimento rico em gorduras monoinsaturadas e polifenóis, que impede a oxidação de tecidos, levando ao envelhecimento dos músculos. O azeite também diminui os níveis de colesterol ruim, o LDL, na corrente sanguínea, previne contra acidentes vasculares e infartos e gera mais disposição e energia.